quarta-feira, 8 de abril de 2009

A TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO



"Por volta do séc. Xll, com a desintegração do feudalismo, começa a surgir um novo sistema econômico, social e político: O Capitalismo. A característica essencial do novo sistema é o fato de nele, o trabalho ser assalariado e não mais servil como no feudalismo. Outros elementos típicos do capitalismo: Economia de mercado, trocas monetárias, grandes empresas e preocupação com o lucro. O capitalismo nasce da crise do sistema feudal e cresce com o desenvolvimento comercial, depois das Primeiras Cruzadas.Foi formando-se aos poucos durante o período final da idade média, para finalmente dominar toda a Europa ocidental a partir do séc XVl. Mas foi somente após a revolução industrial, iniciada no séc XVlll na Inglaterra que se estabeleceu o verdadeiro capitalismo."
Feito por: Tamiles Silva

3 comentários:

  1. CAPITALISMO

    O capitalismo tem seu início na Europa. Suas características aparecem desde a baixa idade média (do século XI ao XV) com a transferência do centro da vida econômica social e política dos feudos para a cidade.
    Ou seja, a relação de susserania e vassalagem deixaram de existir e em seu lugar chegou o capital.
    O capitalismo baseia-se no investimento do capital com o objetivo direto de gerar lucros.
    Com o surgimento das idéias liberais capitalistas todos queria uma parte no mercado ou seja quem tinha dinheiro queria investir .
    Porém isso acabou gerando uma crise que foi conhecida como a crise 1929
    Onde a bolsa de valores de Nova York caiu o que prejudicou a população mundial.
    Tentando conter a crise foi criado o New Ideal que foi um plano de governo de Roosevelt para recuperar a economia americana.
    A economia americana aos poucos foi contralada e assim a crise global

    Alunas: Leonice e Adriana

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO


    No sistema feudal não existia comércio, as relações eram à base de trocas de produtos, e toda produção era destinada ao sustento local.

    As relações de trabalho se realizavam entre o senhor feudal, dono da terra que fazia parte da burguesia, e do outro lado o servo ou camponês, que era subordinado ao senhor feudal.
    O servo trabalhava na terra do senhor e pagava um “aluguel” pelo seu uso, além de trabalhar três dias por semana de graça para ele.

    O servo devia gratidão ao senhor pelo trabalho e proteção, a essa relação de dependência e gratidão dá-se o nome de vassalagem. Nesse período não existia trabalho assalariado, o que resultava numa dependência social entre senhor e servo.

    No capitalismo as relações de produção e trabalho possuem características opostas ao feudalismo.
    O sistema capitalista deixa explícita a função do dono dos meios de produção e do trabalhador que vende sua força de trabalho, outra característica fundamental do capitalismo é a incessante busca pelo aumento da produção, a busca de novos mercados consumidores e a busca de lucros.

    ALUNAS: Leonice e Adriana

    ResponderExcluir